Casando com Estilo
 (24) 2247-0691 e (24) 98809-9717
Telefone
e-mail Facebook Pinterest

Fechar Fechar

Planejamento

Planejamento

1 ANO A 6 MESES ANTES

O casamento e a família

. Hora de se reunir com as duas famílias para discutirem os planos para o casamento.
. Escolham e data e verifiquem se a Igreja desejada estará disponível.
. Certifiquem se realmente poderão contar com a ajuda de seus pais ou se terão que utilizar a-penas o salário e as economias de vocês.
. Abram uma conta ou poupança conjunta para as despesas que terão com os preparativos, evi-tando assim misturar as despesas do casamento com as despesas pessoais.

Nossa Casa

. Com certeza vocês irão encarar com mais tranqüilidade os preparativos do casamento se já tiverem pelo menos pensado no local onde irão morar. Se vocês vão comprar um imóvel, certifi-quem que ele estará pronto antes do casamento. Se vocês pretendem alugar, pensem em quanto irão gastar com as prestações do aluguel. Se o imóvel precisa de reforma é hora de começar.

Lista de Convidados

. Faça, juntamente com seu noivo, a lista de convidados e vejam se ela está de acordo com as possibilidades de vocês.
Cerimônia Religiosa: dia e horário

. Escolham a data e o horário e verifiquem se os locais da cerimônia (igreja, capela, clube, sítio) estarão disponíveis.

. Escolham o tipo de recepção que desejam oferecer. Lembrem-se que quanto mais procurados forem os locais da cerimônia religiosa e recepção, mais cedo deverá ser feita a reserva.

Recepção

. Depois de marcada a igreja, confirme com o bufê. Em alguns casos é necessário marcar com muitos meses de antecedência. Lembre-se de visitar o local para saber o que será necessário para a decoração.

Dieta

. Se você precisa perder peso, comece agora: troque os doces e as gorduras por uma dieta mais balanceada que inclua frutas, legumes e verduras. Mas não adianta exagerar no regime e ficar sem comer porque isso pode prejudicar seriamente a sua saúde.

Enxoval

. Comece a preparar seu enxoval desde já. Assim você poderá escolher tudo com calma.

Foto, Vídeo, Floricultura e Música

. Os melhores profissionais estão sempre com a agenda lotada, às vezes com muitos meses de antecedência. Garanta logo a sua vaga assim que a igreja e a recepção estiverem confirmadas.
Convidados

. Faça a lista de convidados, agora com os nomes e endereços completos para facilitar a subscri-ção dos convites.

Decoração

. Você já tem a sua casa? Então comece a pensar na decoração. Pesquise preços de móveis e utensílios, pois nem tudo você ganhará de presente. Fiquem atentos as liquidações e promoções de eletrodomésticos e artigos de cama, mesa e banho.

3 MESES ANTES

Trajes, cabelo e maquiagem

. Este é um dos melhores momentos e só acontece uma vez!. Aproveite para pesquisar, falar com profissionais, experimentar vários modelos de vestidos e escolher também o buquê e o arranjo de cabeça. O noivo também já deve escolher sua roupa.

Casamento Civil

. Decidam se farão ou não o casamento civil juntamente com o religioso. Caso decidam por não fazê-los juntos, marquem a data do civil e comecem a providenciar os documentos necessários.

Os padrinhos

. Escolham os padrinhos do religioso e do civil e vejam se eles estarão disponíveis para a ocasião. Façam uma listinha e decida o quanto antes. O convite deve ser feito pessoalmente.
Damas e Pajens

. Se vocês decidirem por ter damas e pajens em seu casamento, escolha-os e converse com eles para evitarem imprevistos.

Exames

. Apesar de não ser obrigatório, é sempre bom que o casal faça os exames pré-nupciais, pois ele pode prevenir possíveis complicações, principalmente em relação aos filhos que virão. Entre eles estão os de fator RH e de HIV (teste de AIDS). Os médicos recomendam ainda um check-up com-pleto. Se optarem por não fazer o exame, você deve, pelo menos, consultar o dentista e o gine-cologista para evitar "acidentes" desagradáveis às vésperas do casamento.

Documentação

. Depois de tudo certo com a documentação, vocês já poderão mandar confeccionar os convites com base na lista de convidados.

Acertando os detalhes

. Organizem uma reuniãozinha entre pais, padrinhos e pais das daminhas e pajens para decidirem a cor, o estilo e outros detalhes referentes aos trajes.

Lista de presentes

. Organize a lista de presentes e deixe-as nas lojas de sua preferência incluindo itens de preços variados.

Distribuição de Convites

. Dependendo do número de convidados, esta fase irá tomar bastante tempo do casal. Contudo, não é necessário fazer a distribuição dos convites com muita antecedência.

. Encomende-os com pelo menos 3 meses de antecedência.

. Comece a distribuí-los de 2 meses a 6 semanas antes do casamento. Padrinhos devem ser os primeiros a serem convidados.

UM MÊS ANTES

Confirmação

. Revise tudo o que você já fez e faça confirmação para os acertos finais com os serviços contra-tados: bufê, trajes, vídeo, decoração da igreja, cabeleireiro, floricultura, bolo, automóvel de aluguel, cerimonial, etc.

Lua-de-mel

. Está na hora de planejar a lua-de-mel. Consulte a sua agência de turismo preferida e reserve o seu lugar numa viagem muito romântica. Se não for viajar no mesmo dia do casamento, reserve uma suíte de hotel para a noite de núpcias. Comece a escolher os objetos e roupas que serão levados na viagem.

Casa nova

. Comecem a embalar as coisas que precisarão levar para a casa nova.

Presentes

. Á medida em que os presentes forem chegando, anotem o nome da pessoa da qual receberam para que possam enviar os cartões de agradecimento depois.

Chá de Cozinha

. Evite deixar o chá de cozinha para a última hora. Um mês antes é o prazo ideal para você poder aproveitar essa festa com toda a sua energia. Confira as dicas que Mulher de Classe tem sobre Chá de Cozinha e Chá de Bar para você.

Cuidados com a beleza

. Se você ainda não começou, comece agora a cuidar mais de você, enriqueça sua alimentação com frutas, verduras e durma, no mínimo, 8 horas por dia.

3 SEMANAS ANTES

. Confirmem as reservas no hotel em que passarão a noite de núpcias.

. Passem um final de semana juntos. Não falem em casamento. O melhor a fazer é passear, con-versar e namorar bastante!

1 SEMANA ANTES

. O noivo deverá pegar seu traje e experimentá-lo (se houver algum problema ainda dá tempo de corrigir).

. Faça os ensaios da igreja (se necessário), experimente pela última vez o vestido, combine com seu maquiador e cabeleireiro o teste final, prepare a roupa que usará na noite de núpcias e con-firme os últimos detalhes.

3 DIAS ANTES

. Cuide das malas para a viagem e veja se não está faltando nada.

1 DIA ANTES

. Faça depilação e pedicure.
. Separe tudo que irá precisar no dia: vestido, sapatos, véu e acessórios. Deixe tudo junto para não ter que ficar procurando depois.

. Você e seu noivo devem alimentar-se com sopas leves, frutas, verduras e carne magra. O nervo-so e a emoção tendem a desestabilizar o funcionamento do organismo, fazendo com que tenda a rejeitar comidas pesadas.
. Reserve um tempinho para conversar com seus pais e agradecê-los por tudo que eles têm feito por você.

. Tome uma boa ducha ou uma sauna, relaxe, veja se algum profissional pode fazer-lhe uma mas-sagem. Procure não ficar nervosa e vá dormir cedo.

O GRANDE DIA

. Acorde na hora que o seu corpo pedir e comece o dia com um bom café da manhã: coma cere-ais, frutas, leite e queijo branco, mas sem exageros.

. Passe o dia sem nervosismo ou agitação, afinal, se você preparou tudo com antecedência não há motivos para preocupações de última hora.

. Se você puder, faça o Dia da Noiva: massagem, hidratação, banho de imersão. Deixe os deta-lhes da organização com o profissional de cerimonial (ou uma pessoa de sua confiança).

. Esteja pronta, maquiada, penteada e vestida uma hora antes da cerimônia.

. Lembre-se que você nunca vai conseguir a perfeição. Se alguma coisa não sair como você plane-jou não se preocupe. Relaxe, sorria e aproveite, afinal esse é o seu Grande Dia!

DEPOIS DO GRANDE DIA

. Se o seu vestido é alugado, deixe alguém encarregado de devolvê-lo. O mesmo vale para o traje do noivo.

. Quando voltarem da viagem de lua-de-mel, não se esqueçam de enviar os cartões de agradeci-mento.



  

 

 


Véu




 

Convites para colorir

 

 

  Como marcar o casamento.

Veja a lista de documentos e o que você precisar saber.